quarta-feira, 29 de agosto de 2012

[Arduino] LCD Nokia 5110


Resultado da implementação
    Recentemente comprei esse LCD e tive certa dificuldade para fazê-lo funcionar, pois não encontrei muita informação sobre como utilizar sua pinagem e as bibliotecas necessárias para seu funcionamento. Então vou mostrar aqui minhas dificuldades e as soluções que apliquei para resolver esse assunto.

Pinagem do LCD
       
    Não entrarei em detalhes técnicos do LCD, para maiores informações como níveis máximos de corrente e tensão em seus pinos ou o funcionamento de sua matriz de led's, acesse o datasheet do componente. 
    Bom, iniciando pela nomenclatura e ordem de sua pinagem, só encontrei uma pessoa falando sobre esse LCD, mas não me ajudou muito. Toda documentação que encontrei foi referente a outro modelo, também 5110 da Nokia, muito semelhante.

    O site avdweb.nl foi onde encontrei informações de como conectar os terminais desse componente e as bibliotecas para fazê-lo funcionar. Você também pode realizar o download delas por aqui.
 

Divisores de tensão
    Outro problema foi a limitação de tensão de entrada nos pinos CLK, DIN e DC que é de 3,3 volts, e como já sabemos, as saídas lógicas do Arduino são de 5 volts. 
    Para realizar essa queda de tensão, geralmente é utilizado o CI 4050, mas como ainda não tive tempo de comprá-lo, fiz um divisor de tensão utilizando apenas resistores em série e paralelo.
    Abaixo está o modelo da minha implementação, os resistores que utilizei para os divisores de tensão são de 100 e 680 ohms.



Esquema elétrico



Um comentário: